julho 13 2022

Jovens de Manaus recebem apoio para inserção produtiva

Projeto Novos Horizontes desenvolve oficinas educativas e cursos profissionalizantes  

 

 

Segundo dados do relatório “A Educação na Amazônia Legal – Diagnóstico e Pontos Críticos”, jovens e adolescentes de Manaus cursam o Ensino Médio fora da idade esperada e evadem a escola com maior frequência que os demais estudantes do Brasil. Este cenário é fruto de uma série de barreiras, como o número reduzido de vagas em colégios na zona rural, altas taxas de analfabetismo e reprovação e a desilusão deste público em relação ao mercado de trabalho. 

Diante disso, a Aldeias Infantis SOS em Manaus desenvolve o projeto Novos Horizontes, uma iniciativa executada com recursos do Termo de Fomento 04/2021 através da SEMASC (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania) por meio Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, e ainda conta com a parceria do CETAM (Centro Tecnológico do Amazonas). O objetivo é apoiar adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e promover a inclusão produtiva. 

 

 

Realizado há mais de três anos, a turma atual completou o primeiro semestre com grandes conquistas: Letícia, Missara e Maria Eduarda conseguiram sua primeira oportunidade de emprego, atuando nos setores de Educação Ambiental, Segurança do Trabalho e Administrativo.  

 

 

“O projeto tem sido de grande ajuda para descobrir coisas que eu nem sabia que queria ou que eu era capaz de conseguir. Aprendi como entrar no mundo do trabalho, saber como me comportar em uma entrevista de emprego, leis que protegem crianças e adolescentes, entre outras coisas envolvendo o mercado de trabalho de uma forma legal”, conta Letícia Michiles da Silva, participante da iniciativa. 

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar da Organização, formada por Coordenadora, Psicóloga, Assistente de Desenvolvimento Familiar e Comunitário e Instrutores de Informática. Cada turma é composta por 20 jovens, que recebem oficinas psicossocioeducativas, atividades esportivas e recreativas, cursos de informática básica e avançada, elaboração de Projeto de Vida e encontros com os familiares dos participantes, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares. 

 

 

“O nosso objetivo é apoiar jovens em situação de vulnerabilidade, tanto de comunidades próximas à Organização, como de outros bairros de Manaus, além daqueles que temos contato por meio de outros serviços que desenvolvemos, como o Núcleo SOS de Apoio às Famílias. Queremos apoiá-los em sua preparação para o mundo de trabalho e para que não desistam de seus sonhos” afirma Anne Souza, coordenadora do Novos Horizontes. 

Em junho, os jovens levaram seu protagonismo para as ruas da capital amazonense, participando da Marcha Contra o Trabalho Infantil. A mobilização foi idealizada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas e visou sensibilizar a sociedade e os governantes sobre essa violação de direitos. 

 

 

Agora, no segundo semestre, haverá o início de uma nova turma com mais 20 adolescentes e jovens, atendendo a proposta do projeto que tem como atender 40 adolescentes e jovens durante o ano de 2022. 

Acompanhe nossos canais para mais novidades do Novos Horizontes! 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR