Rede de Vivências leva assistência para famílias em risco social de Araçoiaba (PE)

Com o apoio da Chevrolet Serviços Financeiros, o projeto dá suporte às famílias e capacita servidores da região.

Diante de um cenário de extrema fragilidade social, a Aldeias Infantis SOS Brasil levou ao município de Araçoiaba, em Pernambuco, o Projeto Rede de Vivências. A ação, com o apoio da Chevrolet Serviços Financeiros, atua nas duas pontas da problemática: na prevenção, através do fortalecimento dos vínculos de famílias em situação de vulnerabilidade social e ações educativas para crianças de 6 a 14 anos, e na mitigação de danos com a capacitação de servidores públicos.

Com duração de 12 meses, o Projeto promove atividades educativas no contra turno escolar, envolvendo as crianças em programas de leitura, arte e cultura. Em paralelo, a iniciativa monitora as famílias em situação de risco através de um plano de desenvolvimento familiar (PDF). A Aldeias Infantis também fornece assistência e capacitação para profissionais que estão na linha de frente ao combate da desigualdade social, como professores, gestores escolares, agentes de saúde e outros servidores ligados à rede de apoio.

O município de Araçoiaba, na zona canavieira de Pernambuco, detém um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado. A carência de estruturas básicas incide diretamente sobre a população de pouco mais de 20 mil habitantes. De acordo com o Pnud, 16% dos habitantes do município vivem na extrema pobreza, enquanto apenas 34% de pessoas com 18 anos ou mais possuem o ensino fundamental completo.

A Chevrolet Serviços Financeiros aceitou o desafio e se juntou à Aldeias Infantis para a realização deste projeto que impacta diretamente mais de 50 famílias em situação de vulnerabilidade todos os dias.

Confira as fotos abaixo