setembro 28 2022

Aldeias Infantis SOS amplia acolhimento a refugiados e recebe primeiros afegãos

Organização que já acolhe migrantes venezuelanos, passa a atender refugiados afegãos

 

 

No dia 23 de setembro, a Aldeias Infantis SOS recebeu no Núcleo Emergencial de Apoio a Famílias em Poá (Grande São Paulo), os primeiros os refugiados afegãos, que estavam acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos.  

O acolhimento é resultado da ampliação do trabalho já realizado pela Organização desde 2018, juntamente com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), de acolhimento de migrantes venezuelanos que chegam ao Brasil.

Ao todo são 10 famílias acolhidas em Poá, que passarão a contar com uma moradia digna e segura e também terão acesso à serviços essenciais como água, luz e saneamento básico, além do suporte com alimentação e acesso à internet.  

 

 

Além disso, para facilitar o atendimento e reduzir a barreira do idioma, a Aldeias Infantis SOS contratou um profissional afegão, que fala inglês e português e que também chegou recentemente ao Brasil, para facilitar o diálogo, favorecendo a um melhor acolhimento. 

A ação de acolhimento dos afegãos tem os mesmos moldes do trabalho desenvolvido pela Aldeias Infantis SOS no programa Brasil Sem Fronteiras, que já acolheu mais de 4 mil venezuelanos, que chegaram ao país nos últimos quatro anos e foram interiorizadas para diferentes cidades e estados brasileiros.  

 

 

“A ampliação deste trabalho, agora com a chegada dos afegãos, é o reconhecimento do sucesso do trabalho que a Aldeias Infantis SOS está realizando ao longo dos últimos quatro anos, com o acolhimento de venezuelanos. Agora, a cultura e a origem das pessoas são diferentes, mas o acolhimento e o carinho com todos serão os mesmos”, resume Sérgio Marques, sub-gestor nacional, responsável pelo Advocacy da Organização. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR