abril 4 2024

Crianças e adolescentes preparam ovos de Páscoa

Realizada em Lorena, a ação Saberes e Sabores teve como objetivo
desenvolver a autonomia dos participantes 

 

 

A Páscoa é uma época significativa para as crianças, pois representa momentos especiais de convívio familiar e tradições. Pensando nisso, o Serviço de Fortalecimento Familiar da Aldeias Infantis SOS de Lorena, interior de São Paulo, realizou a ação Saberes e Sabores, que teve foco no preparo de ovos de Páscoa.  

Ao todo, foram 35 ovos de chocolate de diversos sabores, produzidos por 17 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e participantes do programa de Fortalecimento Familiar da unidade. A ação foi dividida de acordo com a faixa etária para que todos pudessem participar de cada etapa do preparo, a fim de desenvolver a autonomia e ganhar um chocolate produzido artesanalmente.  

 

 

As famílias assistidas pela Organização residem em diferentes pontos de Lorena, porém, têm em comum a exposição ao crime organizado em seus bairros, cenário que exerce um impacto direto sobre a juventude da região. Além disso, também compartilham situações semelhantes de vulnerabilidade social e de violências no núcleo familiar. Contudo, nas vivências como do Saberes e Sabores expressam e ampliam suas potencialidades e subjetividades.  

 

Sobre o Fortalecimento Familiar 

É um trabalho realizado para diminuir o risco de perda do cuidado parental por meio do acompanhamento sistemático de famílias. É voltado para famílias em situações de vulnerabilidade e, nesse contexto, as crianças, os adolescentes e suas famílias recebem acompanhamento em espaços seguros e protetores.  

A Organização desenvolve projetos de proteção à infância, por meio da qualificação do cuidado e fortalecimento de vínculos para que nenhuma criança cresça sozinha.  

 

QUERO APOIAR