outubro 23 2023

Segunda turma do projeto Coral Mulheres na Cor conclui formação em pintura decorativa

O projeto é uma iniciativa da AkzoNobel em parceria com a Aldeias Infantis SOS 

 

 

“A palavra que define meu momento atual, desde que iniciei o curso, é transformação. Esse projeto tem mudado minha vida em todos os sentidos”. O relato é de Luciana Pereira da Silva (44), formanda da segunda turma do Coral Mulheres na Cor, um programa vivo de treinamentos, com foco em pintura decorativa para mulheres em situação de vulnerabilidade

Realizado pela Aldeias Infantis SOS e idealizado pela AkzoNobel, com apoio de empresas parceiras, o projeto capacitou 15 mulheres do Jardim Colonial, bairro na zona sul de São Paulo (SP), como pintoras decorativas profissionais. A cerimônia de formatura, realizada em 16 de outubro, marcou a conclusão do curso e o início de novas possibilidades para as participantes

Além da formatura na arena da Casa AkzoNobel, sede administrativa da empresa, as participantes também celebraram a conclusão do curso em um mutirão de pintura nas instalações da Aldeias Infantis SOS em São Paulo (SP). 

 

 

Mais representatividade 

De acordo com uma pesquisa realizada pela ABRAPP (Associação Brasileira de Pintores Profissionais), as mulheres representam menos de 10% dos membros da organização. O projeto Coral Mulheres na Cor surgiu com o objetivo de mudar essa realidade, promovendo uma transformação na vida das participantes e mais inclusão no mercado de trabalho. 

“A pintura como ofício pode, sim, contribuir para melhorar a condição de mulheres em situação de vulnerabilidade, dando-lhes uma nova profissão, mas também levando autoestima e dignidade para todas elas. A troca de experiência e de conhecimentos nesse programa é muito maior do que uma simples capacitação profissional. Esperamos que elas consigam ser elementos transformadores em sua comunidade, estimulando outras mulheres a enxergarem novas oportunidades”, afirma Elaine Poço, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América Latina.  

 

 

Transformação 

“O Coral Mulheres na Cor ajudou no meu desenvolvimento como mãe, como mulher e como profissional. O programa me dá a possibilidade de recolocação no mercado de trabalho de maneira profissional, para que eu possa dar mais qualidade de vida para meus filhos e para minha família”, comenta Kelly Barbosa (42), participante da iniciativa. 

Durante quinze semanas, as mulheres tiveram acesso a conhecimentos abrangentes sobre pintura, totalizando mais de 220 horas de aprendizado. O projeto também incluiu palestras, rodas de conversa, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. 

Além disso, 16 horas foram dedicadas ao desenvolvimento de habilidades interpessoais, importantes para a inserção no mercado de trabalho, combinadas com mais 20 horas de treinamento em cores, tendências, equipamentos, produtos, aplicação de efeitos e tecnologias. 

 

 

As participantes também contaram com bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniformes e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), além de um kit de ferramentas manuais e elétricas. 

Após a formação, elas terão a oportunidade de realizar entrevistas com os parceiros de empregabilidade do projeto, visando uma possível inserção no mercado em empresas de construção civil, reformas ou pintura. Na primeira turma, 12 das 14 formandas, continuam atuando no mercado como pintoras profissionais

“O programa Coral Mulheres na Cor formou profissionais dedicadas, competentes e caprichosas. Por meio da parceria com uma Organização do porte da Aldeias Infantis SOS, foi possível trazer mais brilho no local e em toda a comunidade graças ao capricho das novas profissionais de pintura. Tive o privilégio de poder compartilhar momentos tão gratificantes e dou os parabéns a todos os envolvidos no projeto. Juntos, vocês trouxeram vida tanto para as paredes como no coração de todos”, celebra Marcelo Vieira, engenheiro da empresa Arxada, parceira do Coral Mulheres na Cor. 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR