dezembro 7 2020

Um caminho de sucesso para Eduardo

Jovem sonha com a primeira experiência de trabalho e relembra o aprendizado no programa YouthCan!

 

Desde 2017, a Aldeias Infantis e a AkzoNobel Brasil trabalham juntas no desenvolvimento do programa de capacitação, YouthCan! Nestes anos de parceria, centenas de jovens, entre 17 e 24 anos, já participaram das oficinas de técnicas de pintura e das mentorias com os colaboradores da empresa, em São Paulo e no estado de Pernambuco.

Um destes jovens é Eduardo Silva Santos, de 18 anos. Morador de São Paulo, ele participou do programa em 2019 e agora, perto de completar o ensino médio, anseia pela primeira oportunidade no mercado de trabalho.

O jovem relembra como as atividades do YouthCan! o ajudaram em seu desenvolvimento, e como se sente preparado e confiante para iniciar sua carreira profissional.

Como você iniciou a sua participação no programa YouthCan!?

Entrei para o programa YouthCan!, em 2019. Tive muita sorte porque houve um cancelamento de última hora e a Eni, Assistente Social da Aldeias Infantis, em Rio Bonito (SP), entrou em contato comigo, para oferecer esta oportunidade. Para quem não tem uma experiência profissional como eu, este é um grande começo! Eu pensava que a pintura era apenas sobre lixar a parede e escolher uma cor, mas é muito mais do que isso!

Quais foram os principais aprendizados durante o programa?

Fomos apresentados ao mundo das cores, da composição da pintura, como calcular custos, fazer orçamentos e também aprendemos sobre a segurança no local de trabalho. Descobri coisas que não aprendemos na escola, como por exemplo, se comportar no local de trabalho e entender como uma empresa e uma fábrica funcionam.

Os colaboradores da AkzoNobel Brasil nos forneceram muitas ferramentas e nos incentivaram. Eles foram muito atenciosos em responder nossas perguntas e nos dar os materiais para estudar.

O que mudou para você depois de participar do YouthCan!?

Eu sempre gostei de desenhar, mas não pratiquei por anos. Depois de fazer parte das capacitações, voltei a treinar. Gosto de pintura decorativa, acho que é uma atividade muito legal. O resultado das técnicas que aprendemos é lindo! Muitas vezes fico surpreso e me pergunto: Como pode uma pessoa com um pincel ou com equipamentos tão pequenos, criar uma obra-prima?

Mas o aspecto mais importante é que eu sinto que essa experiência me ajudou a superar minha timidez e insegurança. Ela me preparou para buscar um emprego e fortaleceu minhas habilidades de comunicação. Quando tudo começou, eu não falava com os meus colegas, mas aos poucos ganhei confiança e fiz grandes amigos, isso foi uma surpresa para mim!

Nos divertimos muito nas idas da Aldeias Infantis, em Rio Bonito, até a AkzoNobel Brasil, e aprendi a equilibrar estes momentos de descontração com os de seriedade. Tivemos muitas atividades para nos conhecermos, trabalhamos em equipe e nos apoiamos nos momentos de dificuldade.

Como tem sido a sua rotina nesse período de isolamento social?

Eu adoro estudar, sempre quero aprender mais. Estou aproveitando este período em casa para fazer cursos online, que possam contribuir para o meu currículo.

Como você avalia o programa YouthCan!?

Eu não mudaria nada nesta experiência, foi ótima do início ao fim! No começo deste ano, pintei a minha casa com meu pai. Tudo baseado no que aprendi. Estou muito feliz por ter feito parte disso! É algo que levamos para a vida. Eu mesmo serei capaz de pintar a minha casa no futuro. Já estou ensinando o que aprendi aos meus primos.

Eduardo é um dos milhares de jovens em situação de vulnerabilidade que contam com o apoio da Aldeias Infantis e de seus Parceiros SOS!

Para nós, é sempre um orgulho poder proporcionar oportunidades para esses jovens e presenciar seu desenvolvimento. Faça parte você desse movimento e transforme o futuro!