janeiro 3 2024

Aldeias Infantis SOS promove conscientização para evitar que crianças se percam dos responsáveis

Com a campanha “Verão Bem Cuidar”, Organização alerta sobre risco do afastamento de crianças e apresenta solução alternativa para localizar crianças perdidas

 

A alta temporada, compreendida pelos meses do Verão (dezembro a março), o clima favorável e o período de férias escolares são fatores que geralmente resultam em praias lotadas por todo o litoral brasileiro. É nesse contexto de grandes aglomerações, sobretudo nas faixas de areia, que aumentam as ocorrências de crianças perdidas e desaparecidas. De acordo com estimativas do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), 30 mil crianças e adolescentes desaparecem anualmente

Para alertar a sociedade desse risco e engajar os pais e responsáveis nos cuidados com o monitoramento das crianças, a Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, realiza a campanha de conscientização Verão Bem Cuidar, na praia da Enseada, no Guarujá (SP), nos dias 6, 7 e 13 de janeiro.

A ação contará com uma tenda, que funcionará como ponto de encontro e referência caso alguma criança se perca do responsável, e com a presença de especialista em Entornos Seguros e Protetores da Organização, que irá oferecer dicas de cuidado e prevenção de acidentes com crianças durante o Verão, como uso de dispositivo de segurança em automóveis, verificação das condições de segurança dos locais de hospedagem, prevenção de afogamentos e queimaduras, além das orientações para evitar distanciamento dos pais e da família. 

A iniciativa também envolverá meninos e meninas, por meio de linguagem apropriada, visando educá-los em casos de afastamento de seus pais ou responsáveis a fim de reencontrar a família da forma mais segura possível. 

“Além da conscientização, ações como essa fortalecem o nosso trabalho de entornos seguros e protetores de crianças e adolescentes e incentivam doações para ajudar diversas famílias beneficiadas pelos nossos projetos”, afirma Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS.

Acesse aqui o e-book da campanha, com dicas de prevenção de acidentes com crianças no verão.
 

Pulseiras QR Bem Cuidar

Para contribuir com a segurança das crianças, a Aldeias Infantis SOS também apresentará uma novidade: as pulseiras “QR Bem Cuidar”, um método de identificação desenvolvido para o público infantil com QR Code impresso e individualizado, atrelado aos dados cadastrais dos pais ou responsáveis. Dessa forma, as identificações auxiliam na localização das crianças em caso de distanciamento de suas famílias, especialmente em eventos de grande aglomeração, como é o caso de praias movimentadas durante o verão. 

A campanha arrecadará doações para fortalecer sua atuação no cuidado e prevenção de mais crianças no Brasil. As doações acima de 60 reais ganham uma pulseira QR Bem Cuidar.

Integrante de um projeto global da Organização, a iniciativa inédita ainda conta com a parceria da prefeitura do município e com a participação do Instituto Bem Cuidar (IBC), unidade meio da Aldeias Infantis SOS responsável pela Gestão do Conhecimento, Sistematização, Pesquisa, Consultorias Externas e Desenvolvimento de Competências, para a disseminação de uma cultura do bem cuidar de crianças, adolescentes e jovens.
 

QUERO UMA PULSEIRA