Voluntariado para empoderar jovens

Como voluntários apoiam a empregabilidade de jovens em nosso projeto global YouthCan!



O  YouthCan! é um programa de capacitação profissional para jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, realizada em parceria com empresas globais e locais, tem por objetivo apoiar a formação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Ela ainda oferece a empresas de diversos setores a oportunidade de desenvolver o voluntariado corporativo, estimulando a responsabilidade social de suas equipes, que trabalharão na formação de jovens e desenvolvimento de sua autonomia.

Nesta entrevista, a coordenadora do programa no Brasil, Juliana Moretti explicou um pouco mais sobre o projeto e abordou principalmente o trabalho voluntário. Segundo ela, essa é uma causa nobre e necessária. Mas, Juliana alerta que antes de embarcar na solidariedade, é importante ponderar sobre as responsabilidades que serão assumidas — de preferência, em longo prazo.

Como o projeto surgiu?
O YouthCan! é um projeto mundial Children's Villages SOS (Aldeias Infantis). Surgiu no Brasil em 2010, por meio de uma parceria com a empresa DHL Express, quando 25 jovens do programa de São Paulo (em Interlagos), passaram a frequentar aulas na empresa, junto aos seus colaboradores sobre diversos temas. Não apenas essa parceria se consolidou mais, desde então, diversasempresas aderiram ao YouthCan! no Brasil.

O que significa ser voluntário?
O voluntariado é uma grande oportunidade para a prática do bem e da solidariedade. Ser voluntário é muito mais que oferecer uma parte de seu tempo, é olhar para a necessidade do outro e, em troca, oferecer o que se tem de melhor (entendimento e experiência), para amenizar ou suprir essa necessidade. Ser voluntário é ser um agente de transformação social, e esta atividade possui um impacto muito mais amplo do que a troca: torna-se uma corrente do bem, que contagia todos os envolvidos.

Quais são os principais benefícios do voluntariado, do seu ponto de vista?
Os principais benefícios são: o contato com realidades diferentes do que lidamos no nosso cotidiano, a possibilidade de transferência de conhecimento em prol de pessoas, ampliação de rede de contatos, encarar desafios novos na vida, utilização do tempo numa atividade do bem, prática da solidariedade, conhecer novos assuntos e temas, possibilidade de crescimento como ser humano. São muitos benefícios

Quanto tempo os voluntários se dedicam nessa iniciativa?
No projeto que coordeno, os voluntários corporativos se dedicam no antes, durante e depois das aulas, que têm aproximadamente três horas. Há os voluntários que acompanham os jovens nos passeios culturais também, o que vai muito além do programa oficial. 

O que faz um voluntário do Youth Can? Quais são os trabalhos que eles podem se envolver?
No YouthCan! os voluntários transferem conhecimentos profissionais aos jovens, auxiliando na busca por um emprego. Eles trabalham na formação destes jovens de uma forma holística, motivando e os inspirando a construir um futuro profissional seguindo cada um, dos seus sonhos.

Que dicas e orientações você poderia dar às pessoas que desejam ser voluntárias?
Que entrem na atividade de coração, deixando preconceitos de lado, vivam a experiência plenamente, sem julgar a situação ou o ambiente que está inserido, tenha empatia pelo próximo.

O que move os voluntários? A maioria das pessoas precisa esperar que algo de ruim aconteça para que elas decidam se dedicar a alguma causa?
A causa é bastante variada. Já ouvi histórias de voluntários que vivenciaram uma situação similar no passado, quando não tiveram o apoio de alguém, ou algum familiar que passou ou passa por este problema. Há também por um,a doença que o aflige, e ele descobre um novo mundo, ou pode ser por solidariedade mesmo, quando a pessoa acha que recebeu uma boa educação e saúde e precisa devolver à sociedade um pouco da tua "sorte" como forma de gratidão ao universo.

Como o voluntariado pode ajudar a engajar e motivar colaboradores em empresas e fazer o bem ao mesmo tempo?
Os voluntários podem contar aos funcionários da empresa como foi a experiência e os impactos dela a outros colaboradores, instigando a participação de todos. Muitos voluntários podem apresentar até uma mudança de comportamento no ambiente de trabalho chamando a atenção dos colegas e atraindo reativamente eles para esse caminho.

Como as pessoas podem se inscrever para ser voluntários no programa Youth Can?
No YouthCan! os voluntários se inscrevem através de um ponto focal no RH de suas empresas, e, sem seguida, recebem uma formação da Aldeias Infantis antes de iniciar as atividades.

Muitas vezes os voluntários se tornam referência para os jovens ao longo da formação. Conte um pouco sobre isso.
O intercâmbio entre os voluntários e os jovens é muito rico. Muitas vezes os jovens se surpreendem com a trajetória de vida contada pelos voluntários, pois são histórias de superação impressionantes. De forma muito clara isso passa para os jovens a mensagem de que "você pode, corra atrás dos teus objetivos".