setembro 15 2021

Yexided Garcia, um destaque na gastronomia

Venezuelana, quando chegou ao Brasil não sabia cozinhar, agora atua na cozinha do restaurante Tano, no Hotel Grand Hyatt  
 


 

Quando Yexided Garcia chegou ao Brasil tinha muitas incertezas de como seria sua vida no país, mas a esperança por um futuro melhor sempre esteve presente. “Vendi tudo que tinha na Venezuela para vir para o Brasil. Eu e meu marido tínhamos comprado uma casa há somente dois anos, foi muito duro ter que me desfazer de uma coisa que lutamos tanto para conseguir.”, recorda. 

Na cidade de chegada, Boa Vista (RR), ela, a filha Valerie (7) e o marido viveram no abrigo Jardim Floresta, destinado para imigrantes venezuelanos. Depois de três meses nesse espaço, por meio da Operação Acolhida, eles foram interiorizados para o Rio de Janeiro, e com isso, a expectativa de novas oportunidades a frente! 

Uma vez no Rio, a família foi acolhida em uma das Casas Lares da Aldeias Infantis SOS e recebeu a assistência da nossa equipe, além de cursos de português e de informática, apoio para inserção laboral, escola para a filha, acesso aos serviços essenciais e viagens culturais.

  

Yexided e a filha, Valerie
 

“Os cinco meses que vivemos na Aldeias Infantis SOS foram os melhores desde que chegamos no Brasil. Recebemos muito apoio da equipe, foi um período muito feliz!”, conta a ajudante de cozinha. 

Com vontade de aprender mais, ela e o marido participaram de um curso gratuito oferecido no hotel em que hoje trabalham: Yexided na cozinha e o companheiro na governança. “Eu nunca tinha trabalhado com comida, mas tenho gostado muito. Gosto de aprender a preparar os pratos e conhecer novos ingredientes brasileiros”, conta.  

Hoje, com uma nova profissão, Yexided foi promovida a auxiliar de cozinha no hotel, um dos maiores do Rio de Janeiro, o Grand Hyatt. Sob o comando do chef, Yexided faz de tudo um pouco e se encantou pela gastronomia brasileira. “Gosto muito da tapioca e de empadão de frango. Não temos nada assim na Venezuela. A feijoada tem similaridade com pratos de lá, mas o empadão é único. Toda vez que tem no hotel, eu como um pouco”, conta. 

O marido segue trabalhando na área de governança do hotel e, com os frutos do trabalho, realizaram o sonho de trazer mais uma parte da família para o Brasil: a mãe e a irmã do marido. Atualmente, todos moram juntos em uma casa alugada em Itanhangá. Outro sonho de Yexided é conseguir a casa própria para que todos possam morar, inclusive outros parentes da Venezuela, que ainda não puderam vir ao país. 

Para o futuro, ela quer se tornar empresária. “Um dia quero ter a minha própria empresa, ainda não sei em qual área, mas aprendo rápido e estou lutando para conseguir.”, afirma Yexided. 

Cada uma destas conquistas é motivo de grande celebração para nós! Parabenizamos Yexided e sua família por uma trajetória de tanta superação e desejamos muitas vitórias pela frente! 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!