agosto 12 2021

Dia Internacional da Juventude

Aldeias Infantis SOS usa tecnologia e capacitação para apoiar o desenvolvimento dos jovens 

 

A COVID-19 mudou profundamente nossa maneira de trabalhar. Os desafios decorrentes da crise provocada pela pandemia afetam especialmente os mais de 160 milhões de jovens na América Latina e no Caribe que se encontram em um cenário complexo de inserção no mercado de trabalho. 

Neste Dia Internacional da Juventude, celebrado anualmente em 12 de agosto, a Aldeias Infantis SOS no Brasil alerta sobre a importância de que o governo e a sociedade civil impulsionem a inclusão digital dos jovens, facilitando sua inserção e estabilidade laboral. 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), "um em cada seis jovens (17%) que estavam trabalhando antes do início da pandemia pararam de trabalhar, especialmente aqueles entre 18 e 24 anos de idade. Da mesma forma, segundo dados do UNICEF, em 2021 apenas "58% dos adolescentes e jovens da região, entre 15 e 24 anos, tiveram acesso à internet em casa". 

Em resposta a este cenário, "na Aldeias Infantis SOS, até 2030, temos como uma iniciativa estratégica o empoderamento dos jovens, por meio do acesso a oportunidades educacionais de qualidade, o desenvolvimento de habilidades relevantes para a vida, incluindo as digitais, preparação para o mercado de trabalho ou empreendedorismo e apoio progressivo para sua autonomia", relata o Diretor Nacional da organização, Alberto Guimarães. 

Entre os projetos mais importantes da Aldeias Infantis SOS no Brasil para os jovens estão o YouthCan! e o Juventudes Digitais. O projeto YouthCan!, por exemplo, visa reforçar e complementar a capacitação e o desenvolvimento dos jovens participantes dos programas, com foco em sua autossuficiência. Isso acontece por meio de parcerias empresariais que permitem a participação dos jovens em ambientes de trabalho, espaços de treinamento e de apoio, passando por sessões presenciais ou virtuais de tutoria, apoiando seu ingresso no mercado de trabalho. 

"A preparação para um emprego decente requer não apenas o aproveitamento das oportunidades apresentadas pelas plataformas digitais, mas também a alfabetização digital e o uso seguro das TIC, acrescenta Michele Mansor, Gerente de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS no Brasil. 

Já o projeto Juventudes Digitais é uma iniciativa on-line que possibilita a formação e o acompanhamento dos jovens participantes pelos nossos educadores de forma remota. Seu principal objetivo é apoiar o autodesenvolvimento e a inclusão laboral, possibilitando o acesso a ferramentas como tablet e internet, essenciais para que os jovens continuem se capacitando, e de maneira segura.  

“O projeto Juventudes Digitais contribui para que os participantes identifiquem e usem suas habilidades para conseguir um bom emprego. No início da trajetória profissional é muito importante desenvolver competências e autoconfiança”, afirma Carlos dos Santos, coordenador da iniciativa. 

A Aldeias Infantis SOS também fornece às equipes técnicas responsáveis pelo cuidado de crianças, adolescentes e jovens cursos de e-learning sobre o uso de tecnologias em ambientes seguros e protetores que lhes permitem identificar os riscos associados ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e ter diretrizes de ação em resposta a cada um desses riscos. Até o momento, 615 pessoas de 17 países da América Latina e do Caribe se inscreveram no curso. 

Além de sua preparação para o futuro, os jovens devem participar ativamente como os principais agentes que influenciam seus pares, adultos e comunidades. Eles são os que, interagindo e refletindo, permitem às sociedades enfrentar as transformações sociais e culturais. "Neste Dia Internacional da Juventude, a Aldeias Infantis SOS no Brasil, convida a todos a se juntarem a nós e promoverem a garantia dos direitos trabalhistas dos jovens, fortalecendo sua alfabetização digital, disseminando o uso seguro das TIC e facilitando o acesso inclusivo aos dispositivos e à internet”, finaliza Alberto Guimarães.